Apontamentos
A Psicologia
A psicologia
é a ciência que estuda a mente e os comportamentos.
Comportamento
O comportamento é tudo o que podemos observar um organismo vivo a fazer, na sua relação com o meio.
Processos Mentais
Os processos mentais são tudo o que é de ordem interna, subjetiva, consciente ou inconsciente, que acompanha os comportamentos e que não é diretamente visível, ou seja, pensamentos, emoções e sentimentos.
Complexidade do Estudo da Psicologia
- Indivíduos nas mesmas circunstâncias tomas decisões diferentes;
- Subjetividade da vontade e da personalidade;
Não existe uma relação de causalidade direta entre comportamentos e processos mentais. Por isso, existem diferentes perspetivas de análise e metodologias.
- Numa escala animal;
- Num grupo cultural;
- Num género;
- Num estatuto social;
- Numa categoria profissional;
- Numa idade;
- Num estatuto de saúde;
- Numa religião;
- Na sua história pessoal;
- Entre outros.
A Psicologia - Desenvolvimento
A psicologia
é hoje uma disciplina em franco desenvolvimento e em estreita relação com
outras áreas científicas, por exemplo...
- Biologia
- Medicina
- Antropologia
- Sociologia
- Ciências Computacionais
Processos
de Base - Pensamento,
Aprendizagem, Memória, Linguagem, Emoções e Motivações.
Processos Sociais - Atração, Conformismo, Preconceitos e Relações Intergrupais.
Processos
de Desenvolvimento - Envolvem
todas as mudanças que ocorrem no ser humano, ao longo do seu ciclo de vida.
Processos Patológicos - Doenças Físicas, Comportamentos Aditivos, Alterações de Personalidade e Descompensações Psíquicas.
Os Objetivos da Psicologia
Os Problemas e Momentos de Intervenção
No que respeita ao problema em foco e ao momento de intervenção distinguimos a intervenção para a remediação, para a prevenção e para a promoção.
A Intervenção para a Remediação:
- Problema: Crise instalada (Exemplo: Poluição)
- Momento: Passado
A Intervenção para a Prevenção:
- Problema: Presença de um risco (Exemplo: Risco para a saúde humana, animal e do meio ambiente)
- Momento: Presente
A Intervenção para a Promoção:
- Problema: Desenvolvimento (Exemplo: Consciencialização das pessoas)
- Momento: Futuro
As Influências Genéticas e Ambientais no Comportamento
As influências genéticas e ambientais, são estudadas por médicos e cientistas especializados em genética comportamental. As investigações acontecem com base em quatro fontes de estudo sendo elas os gémeos, as famílias, as adoções e as anomalias genéticas.
O Estudo dos Gémeos
A influência genética está extremamente presente no estudo dos gémeos. Os gémeos homozigóticos em relação aos gémeos heterozigóticos, têm uma influência genética superior, visto que partilham 100% do ADN.
Os estudos realizados em gémeos separados à nascença são essenciais, pois permitem distinguir as reações do mesmo património genético em diferentes meios.
O Estudo de Famílias
A probabilidade de existirem semelhanças entre pai e filho é superior, relativamente às semelhanças entre filho e amigo do pai.
Os estudos realizados por médicos e cientistas ditam que as parecenças entre pai e filho podem desenvolver-se por diversas gerações, as mesmas podem ser físicas ou psicológicas.
O Estudo de Adoções
Filho e Pai Biológico - fatores genéticos
Filho e Pai Adotivo - fatores ambientais
O Estudo de Anomalias Genéticas
1ª - Síndrome de Turner - Anomalia presente no 23º cromossoma no qual o X pode ser extremamente reduzido ou mesmo inexistente.
A Síndrome de Turner verifica-se em seres do sexo feminino e pode provocar diversas patologias, tais como um atraso no ciclo menstrual, problemas cardíacos, renais e pressão alta.
2ª - Síndrome de Klinefelter - Trissomia, na qual existem 47 ao invés de 46 cromossomas e na qual os possíveis portadores da mesma são do sexo masculino.
A Síndrome de Klinefelter pode provocar diversas patologias tais como a infertilidade, distúrbios cognitivos, psiquiátricos e/ou comportamentais.
3ª - Síndrome de Edwards - Trissomia associada ao 18º par de cromossomas e em grande parte dos casos está associada à deficiência intelectual, sendo possível verificar a presença da mesma em seres humanos de ambos os sexos.
4ª - Síndrome do Triplo X - Trissomia X é uma anomalia causada pela alteração do 23º par de cromossomas, sendo o mesmo formado por 3X.
5ª - Síndrome XYY - Anomalia no 23º par de cromossomas, na qual o mesmo é constituído por XY no seu "estado normal", na presença desta anomalia é formado por XYY. É uma síndrome presente exclusivamente em indivíduos do sexo masculino.
A Síndrome XYY pode provocar diversas dificuldades relacionadas à aprendizagem e à linguagem. Em relação a patologias a síndrome é responsável por causar um défice de atenção e hiperatividade.
Os Integradores da Cultura
- Conhecimentos;
- Crenças;
- Valores;
- Leis;
- Normas;
- Costumes;
- Objetos;
- Construções;
- Formas de Arte;
- Práticas Sociais;
A Cultura
A cultura é um processo que está presente por todo o mundo, é transmitida de geração em geração e é fundamental na unidade e na diversidade da espécie. Alguns elementos estão extremamente presentes em todas as culturas, sendo eles...
A cultura é um organizador e
um estabilizador do desenvolvimento humano, ou seja, é a cultura que fornece
orientações sobre o modelo que o ser humano deve adotar na sua forma de pensar
e de se comportar.
Os Padrões Culturais
As diferentes comunidades humanas espalhadas, mundo fora possuem cultura, visto que "não há uma cultura, mas culturas". As diferentes formas da população corresponder às necessidades devem-se à existência de diferentes padrões culturais.
Um padrão cultural é um conjunto de comportamentos, valores e hábitos comuns aos membros de uma cultura.
A Aculturação
A aculturação é uma alteração dos padrões culturais devido ao contacto continuo entre pessoas que pertencem a diferentes grupos culturais.
O ser humano é um individuo biocultural, visto que depende da biologia e dos contextos sociais e culturais do meio. Para além de ser biocultural o ser humano pode transformar o meio e ser produtor ou ser transformado pelo meio e ser produto da cultura.
A Socialização
A socialização é o processo de integração de um individuo numa determinada cultura, ou seja, é um processo de interiorização, aprendizagem e transmissão dos comportamentos, atitudes, formas de ser, pensar e sentir próprios da cultura a que pertence. Para além disto a socialização é ainda um processo que ocorre ao longo da vida do ser humano, do nascimento ao falecimento.
Os processos sociais dividem-se em dois grupos, os processos primários (dia-a-dia, relações pessoais, íntimas e a comunicação direta entre membros) e secundários (relações contratuais, objetivos específicos e comunicação não direta entre membros).
Os Agentes de Socialização
















