Observação e Análise de Documentos / Filmes

Atividade nº 1 - Visionamento do documentário - "The Mind, Explained" - "Memory" - 10/01

O episódio "Memory" da série "The Mind, Explained" começa por apresentar diversos exemplos de memórias modificadas, associadas a eventos marcantes para a história da humanidade, como por exemplo o dia 11/09/2001 e o dia da morte da princesa Diana, de Gales. Os cientistas especializados no estudo da mente humana afirmam que as lembranças destes "eventos" estão gravadas na nossa mente, mas serão estas detalhadas? Ao longo do episódio são apresentados alguns indivíduos que representam de forma minuciosa o quão discutíveis podem ser as nossas memórias.

A primeira jovem apresentada é Melanie Mignucci que afirma ser capaz de relatar alguns detalhes minuciosos relativamente ao 11 de setembro, detalhes esses como o local em que se encontrava no momento em que ocorreu a tragédia e o sentido em que o fumo se deslocava. Estas recordações de Melanie foram reconstruídas, ao longo dos anos, pela sua mente, visto que no momento do incidente a mesma não se encontrava em Manhattan, cidade em que ocorreu a tragédia. Após a análise das memórias de Melanie relativamente ao 11 de setembro o episódio apresenta-nos Yanjaa Wintersoul, a campeã da memorização, visto que atualmente (11/02/2022) possui três recordes mundiais na "modalidade". Ao longo de breves minutos Yanjaa prova todo o seu talento sendo capaz de decorar 500 números em 10 minutos, tarefa esta impensável para a grande maioria da sociedade.

O último exemplo apresentado no primeiro episódio da série documental da Netflix permite analisar as reações que Henry Molaison teve após ser submetido a uma cirurgia ao cérebro em 1953 com o intuito de curar a epilepsia. Henry não demonstrou quaisquer alterações a nível comportamental, mas apresentou uma grave perda de memórias recentemente adquiridas. 

Atividade nº 2 - Visionamento do vídeo - "Memorize melhor com... mnemónicas" - 14/01

No vídeo em análise são apresentados diversos métodos de aprendizagem essenciais ao estudo, à aprendizagem e à memorização. Segundo as investigações feitas por docentes especializados na matéria, as mnemónicas são estratégias extremamente eficazes na ativação da capacidade de memorização do cérebro humano.

As mnemónicas são um auxiliar de memória, exemplos disso são as rimas, as palavras, as imagens e as músicas. O uso de mnemónicas permite o armazenamento de informações de forma mais simples e a recordação das memórias a longo prazo. Existem diversos exemplos de mnemónicas, como por exemplo:

  • Letras - acrónimos e acrósticos
  • Histórias
  • Rimas
  • Pegwords - associação de números com objetos e/ou a associação de palavras em português com o inglês.

Atividade nº 3 - Visionamento do vídeo - "O que é o dèjá vu?" - 14/01

No vídeo em análise o déjà vú é caracterizado como sendo qualquer sensação, impressão e/ou atividade que já ouvimos, dissemos e/ou realizámos, mas não conseguimos dizer onde nem quando. Algo que não pode ser considerado déjà vú é por exemplo a frequente passagem de uma divisão da casa para a outra, visto que são atividades recorrentes que já não causam ao ser humano qualquer transtorno. Diversas investigações afirmam que o ser humano já teve ou vai ter ao longo da sua vida a sensação de déjà vú. Esta sensação, déjà vú, ocorre, na maioria dos casos, quando nos sentimos stressados, cansados e/ou ansiosos. São de distinguir duas formas diferentes de déjà vú.

  • Forma não patológica - início súbito e de curta duração.
  • Forma patológica - inicio gradual e de longa duração.

Atividade nº 4 - Visionamento do vídeo - "Os princípios básicos da nossa memória" - 17/02

Atividade nº 5 - Visionamento do vídeo - "Esquecer é normal?" - 17/02

Atividade nº 6 - Visionamento do vídeo - "Scott Fraser: The problem with eyewitness testimony" - 24/02

No documentário em análise dirigido por Scott Fraser é abordada a temática, anteriormente estudada em aula, a memória. Ao longo da sua abordagem Scott lembra os crimes e consequentemente a forma como os indivíduos os testemunham.

O principal foco de Fraser é a ocorrência de um tiroteio mortal que se deu durante a tarde, mas tal e qual como qualquer indivíduo pode criar falsas memórias, também neste caso isso aconteceu...

Após relembrar este tiroteio mortal Scott Fraser falou acerca de um assassinato que ocorreu quando um pai ordenava os seus filhos para a realização de uns trabalhos de casa. Após este assassinato Francisco Carrilo foi preso, injustamente, como viria a provar Scoot Fraser por meio de investigações que se basearam no preenchimento de lacunas na memória dos adolescentes que se encontravam no local do acidente. 

Atividade nº 7 - Visionamento do vídeo - "Experimentos de Skinner com pombos" - 28/02

Atividade nº 8 - Visionamento do vídeo - "The difference classical and operant conditioning" - 03/03

Atividade nº 9 - Visionamento do vídeo - "O poder do reforço intermitente" - 03/03

No vídeo em análise é possível observar que existe algo a mais para além de um reforço contínuo, ou seja, o comportamento é reforçado cada vez que acontece.

Com o avançar do vídeo é possível observar que surge o reforço intermitente, comportamento este que gera respostas, tal e qual como o anterior, mas apenas algumas destas são reforçadas, em contrariedade com o reforço contínuo.

Em suma, com o visionamento deste vídeo foi possível perceber que o reforço intermitente é responsável por reforçar um determinado comportamento, logo após a realização do mesmo. Dependendo do número de repetições deste reforço, é possível perceber que o comportamento se instala no indivíduo. 

Atividade nº 10 - Visionamento do vídeo - "Chimpanzee Insight" - 03/03

Atividade nº 11 - Visionamento do vídeo - "Aprendizagem Social" - 07/03

No vídeo em análise é possível observar que as crianças são o espelho de grande parte das atitudes que o ser humano, adulto, realiza sejam estas vistas como corretas ou não, por grande parte da população. Sendo assim as crianças "imitam" grande parte das atitudes que veem, sendo este um exemplo de aprendizagem social.

Atividade nº 12 - Visionamento do documentário - "Ka-ching! Pokie Nation" - 07/03 e 10/03

A produção das "gamblingmachines" é um processo extremamente complexo que é explicado ao longo deste documentário por especialistas da indústria, tal como a influência das mesmas no ser humano, processo este explicado por neurocientistas extremamente conceituados mundialmente. As "pokies" são comparadas à morfina, chegando a serem caracterizadas pelos pesquisadores como "morfina eletrónica". 

As máquinas de jogo apresentam imagens e sons extremamente apelativos, o que leva o ser humano a aumentar os seus níveis de adrenalina e desencadeia um enorme prazer pelo jogo. Este aumento da adrenalina e do prazer pelo jogo gera um fluxo monetário às empresas criadoras destas máquinas de jogo e pode proporcionar graves consequências a nível social, financeiro e emocional, na vida do apostador.

No documentário em análise a Austrália é apontada como o país com maior número de indivíduos viciados em jogar nas "gambling machines", visto que relatórios da Comissão de Produtividade Australiana revelam que a população australiana perde, em média, 12 bilhões de dólares nas "pokies". A principal dúvida apresentada no decorrer do documentário está relacionada com a fonte do problema... serão os indivíduos que jogam ou as máquinas de jogo?

A resposta não é tão simples como aparenta, visto que as máquinas são criadas para viciar os indivíduos, mas os indivíduos não são criados para serem viciados em máquinas de jogo. No decorrer do documentário são apresentadas diversas opiniões que se convergem num ponto fundamental...a criação de uma dimensão fantasista por parte das máquinas de jogo. As cores, os sons, as imagens, as vibrações e a esperança de vencer são alguns dos fatores que influenciam o individuo a ficar viciado no jogo, e a libertar-se de grande parte dos seus problemas do quotidiano.

O vicio pelo jogo é possível associar à experiência de Ivan Pavlov. O cão de Pavlov é comparado aos jogadores viciados, o que permite aos investigadores concluir que tal como o cão aprendeu a salivar ao som do sino, os jogadores aprendem a associar as recompensas através do som das máquinas. Isto é, o reforço da experiência de Pavlov está extremamente presente nas "gambling machines".

Atividade nº 13 - Visionamento do documentário - "The Mind, Explained" - "Anxiety" - 04/04

O episódio "Anxiety" da série documental "The Mind, Explain" começa com a descrição, por parte do psicólogo Ali Muttu, de um ataque de pânico, ou seja, de um caso mais grave relacionado com a ansiedade. Poucos minutos após o início do episódio é levantada a uma questão extremamente duvidosa "a ansiedade é uma emoção útil?". A primeira resposta que me surgiu foi "não", visto que ansiedade e os seus sintomas são extremamente desagradáveis. Mas poderão estes sintomas ser úteis?

Para explicar a utilidade destes sintomas, ao longo do episódio, é apresentado Robert Sapolsky , um neurocientista que apresenta uma tese relativamente aos sentimentos dos javalis africanos em relação a nós, ser humano.

Alguns minutos mais tarde é apresentado o experimento "Little Albert" que consistiu na implantação de uma fobia numa criança, de modo, a explicitar a forma como os fatores externos podem, ou não contribuir para o desenvolvimento da ansiedade.

Por fim, faz-se referência às redes sociais como um dos principais influenciadores da ansiedade, existindo estudos que comprovam a veracidade das informações apresentadas ao longo do fascinante episódio da série. 

Atividade nº 14 - Visionamento do vídeo - "The strange politics of disgust?" - 28/04

Na palestra em análise, orientada por David Pizarro é possível observar uma demonstração da analogia entre a sensibilidade a estímulos nojentos e o conservadorismo moral e político.

Os estudos realizados pelos psicólogos Yoel Inbar e Paul Bloom relacionam os indivíduos que são facilmente enojados com a contrariedade relativamente ao casamento entre dois indivíduos do mesmo sexo, o masculino.

No decorrer da palestra a filósofa Martha Nussbaum aponta para o facto das propriedades do nojo (mau cheiro e decomposição) serem associadas a homossexuais, pessoas de classe baixa e a judeus. O psicólogo que conduz a palestra apresenta uma razão para tal acontecimento e refere que um grande número de indivíduos relaciona o que não gosta ao nojo.

A palestra progride e são apresentadas diversas relações com o nojo, mas como referido na mesma (palestra), a "história do nojo" é estudada há diversos anos e no entanto, nos dias de hoje, ainda é extremamente difícil explicar o conceito de nojo. 

Atividade nº 15 - Visionamento do vídeo - "O experimento em uma sala de espera" - 12/05

No vídeo em análise é possível observar uma experiência social que se realiza numa sala de espera de um determinado local. A experiência consiste em todos os elementos presentes naquela mesma sala se levantarem assim que soar o som do "bipe". Esta acontecimento é combinado entre todos os elementos presentes na sala exceto com um dos indivíduos do sexo feminino que se encontra também ela no interior da sala de espera. Após três toques do "bipe", a mulher que não sabia de nada, começa também ela a levantar-se, o que nos permite perceber que este vídeo é um exemplo de aprendizagem social e de conformismo social, pois nós, indivíduo humano, temos a tendência permanente de seguir passo a passo todos os elementos do grupo onde estamos inseridos, e o mesmo aconteceu com a mulher apresentada no vídeo em análise. 

Atividade nº 16 - Visionamento do vídeo - "Experimento da conformidade de Asch" - 12/05

No vídeo em análise é possível observar uma experiência que envolve a perceção do tamanho das linhas, experiência esta em que é apresentada uma linha modelo e de seguida três outras linhas de diferentes tamanhos, mas uma delas é de igual tamanho à original, ou seja, os indivíduos são questionados de forma a identificarem qual das linhas é igual à original, e de forma combinada, momentos antes ao início da experiência, entre todos os elementos, exceto um, é suposto os mesmos errarem a resposta, de forma a testar se o elemento que não foi informado sobre os critérios de erro, segue a sua mente ou segue o instinto do grupo. Ao longo de várias tentativas o indivíduo aguenta a pressão, mas passados alguns testes acaba por ceder à pressão do grupo e começa a responder de forma errada, tal e qual como todos os outros elementos. Com esta experiência foi possível perceber que, nós, ser humano nos conformamos com um determinado grupo, mesmo que não acreditemos no que a maioria está a afirmar.  

Atividade nº 17 - Visionamento do vídeo - "Conformity - Mind Field (ep 2)" - 12/05

Atividade nº 18 - Visionamento do vídeo - "Experimento de obediência à autoridade" - 16/05

No vídeo em análise é possível observar uma experiência desenvolvida por Milgram de forma a demonstrar de que modo é que os indivíduos em teste tendem a obedecer às autoridades. Para a realização desta experiência Milgram utilizou um equipamento capaz de reproduzir diferentes voltagens de corrente elétrica. Ao longo do desenvolvimento da atividade é percetível o sofrimento dos elementos que pressionam o botão.

Com o término da atividade, Milgram, foi capaz de perceber que quando os elementos não se sentem responsáveis pelas suas ações realizam-nas com a consciência de que não vão sofrer as consequências desse ato. 

Atividade nº 19 - Visionamento do vídeo - "A psicologia do mal" - 19/05

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