"Psiconário"

5º Tema - Eu - A Mente

Processos Cognitivos - são aspetos relacionados com a criação, transformação e utilização de informação, ligando os meios interno e externo.

Perceção - é a função que permite ao indivíduo identificar, organizar e atribuir significado aos estímulos que apreende através dos órgãos sensoriais.

Sensação - é a reação dos órgãos recetores sensoriais aos estímulos do meio, e implica a existência de um estímulo, de uma impressão provocada no recetor e transmitida ao sistema nervoso central e/ou de um processo psicofisiológico que dá origem à sensação.

Perceção Social - é o processo que está na base das interações sociais, ou seja, o modo como conhecemos os outros, analisamos os seus comportamentos e entendemos os seus perfis. É o modo como percecionamos as situações sociais e o comportamento dos outros que orienta o nosso próprio comportamento.

Memória - é o conjunto das informações que se encontram armazenadas nos circuitos neurais e que tem posterior influência no normal funcionamento do cérebro.

Memória a Curto Prazo - é a memória que o cérebro humano armazena por menos tempo, até que esta seja esquecida e/ou armazenada.

  • Memória de Trabalho - é a memória que se encontra relacionada com a capacidade do ser humano em utilizar diversos elementos durante um único raciocínio, por um período limitado.
  • Memória Imediata - é a que retém a memória assim que a mesma é recebida pelo cérebro humano.

Memória a Longo Prazo - é a memória que o cérebro humano armazena por um longo período, recordando episódios e vivências do passado.

  • Memória Declarativa - é aquela memória/lembrança que é armazenada por diversos anos, mas que pode vir a ser esquecida devido ao envelhecimento e/ou ao aparecimento de patologias, como por exemplo o Alzheimer.
  • Memória Não Declarativa - é aquela memória/lembrança que não pode ser ensinada, visto que esta "atividade" tem de ser praticada. 

Aprendizagem - é o processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes. Esta aquisição é realizada através do estudo, do ensino e/ou da experiência.

Esquecimento - é a perda da capacidade de recordar o que foi aprendido e é um processo, cuja principal função é selecionar materiais inúteis, que ao serem perdidos, criam condições para novas aprendizagens.

Reforço - é o processo em que a ocorrência de um comportamento é fortalecida por uma consequência que segue de sua ocorrência. (PowerPoint Aprendizagem - Sónia Abreu)

Punição - é o processo em que a ocorrência de um comportamento é enfraquecida por uma consequência que segue de sua ocorrência. (PowerPoint Aprendizagem - Sónia Abreu)

Aprendizagens Simbólicas - é um processo que engloba a aprendizagem por observação e a aprendizagem com base em símbolos e representações.

  • Aprendizagem Observação - é um estímulo que ocorre ao longo do processo de socialização.
  • Aprendizagem Simbólica e Representacional - é um processo que permite adquirir conhecimentos e/ou adquirir procedimentos e competências.

Aprendizagens Não Simbólicas - é um processo que exige a associação de estímulos e de respostas e que engloba a aprendizagem associativa e não associativa.

  • Aprendizagem Associativa - é um processo que se divide em condicionamento clássico e condicionamento operante.
  • Aprendizagem Não Associativa - é um processo no qual o individuo aprende apenas um estímulo e que esta associado diretamente à habituação e à sensitização.

Inteligência - é a capacidade do individuo em assimilar conhecimentos, recordar acontecimentos remotos ou recentes, utilizar corretamente o pensamento e a razão, aprender com a experiência, enfrentar com sensatez e precisão os problemas, adaptar-se ao ambiente e estabelecer prioridades entre um conjunto de situações.

Inteligência Linguística - é a inteligência utilizada na leitura de livros, na escrita de textos e na compreensão de palavras e discursos quotidianos.

Inteligência Lógico-Matemática - é a inteligência explicita na resolução de problemas matemáticos e em tarefas que exigem o pensamento dedutivo.

Inteligência Espacial - é a inteligência que envolve a deteção de padrões e é usada na interpretação e compreensão de mapas e na orientação de objeto e pessoas num determinado espaço.

Inteligência Musical - é a inteligência ligada à execução, composição e apreciação de padrões musicais.

Inteligência Corporal-Cinestésica - é uma inteligência determinante para atividades desportivas, dança e ações que exijam controlo e coordenação do movimento.

Inteligência Interpessoal - é a inteligência presente nas relações com os outros, permitindo compreender as suas emoções e comportamentos.

Inteligência Intrapessoal - é a inteligência presente na relação do indivíduo humano, consigo próprio. 

Inteligência Emocional - é a inteligência que envolve a aptidão para reconhecer as emoções dos outros e responder-lhes adequadamente. 

Inteligência Naturalista - é a inteligência utilizada para reconhecer e categorizar seres e objetos da natureza, como animais, plantas e rochas. 

6º Tema - Eu - As Emoções

Emoção - é um padrão de reação complexo, transitório, brusco e agudo, através do qual um indivíduo tenta lidar com um evento ou assunto pessoalmente significativo. Envolve elementos fisiológicos, cognitivos e comportamentais.

Afeto - é uma sensação subjetiva imediata que o indivíduo experimenta em relação a uma pessoa, objeto ou situação e que orienta o comportamento.

Sentimento - é uma experiência mental e privada dos afetos e das emoções.

Marcadores Somáticos - são mecanismos que orientam e suportam diversas decisões do individuo humano.

Emoções Primárias - são as emoções evolutivas partilhadas por indivíduos de todas as culturas e ligadas a processos neurais e fisiológicos específicos.

Emoções Secundárias - são as emoções associadas às relações sociais e nas quais os aspetos socioculturais aprendidos são muito significativos. 

7º Tema - Eu com os Outros - Relações Interpessoais

Cognição Social - é um conjunto de processos que estão subjacentes ao modo como encaramos os "outros", ou seja, a cognição social refere-se ao papel desempenhado pelos fatores cognitivos no nosso comportamento social.

Esquema - é uma estrutura cognitiva através da qual o sujeito se adapta e organiza objetos, situações, experiências, agrupando-os segundo as suas características comuns. 

Impressão - é uma noção criada em contexto interpessoal a partir de alguns indícios e que nos permite construir uma imagem ou ideia sobre um indivíduo.

Indícios Físicos - são os que remetem para as características físicas e podem ou não remeter para determinado tipo de personalidade ou categoria social.

Indícios Verbais - é a forma como o indivíduo humano fala, por exemplo o vocabulário que utiliza e a forma diferenciada como a mesma articula, ou não, as palavras.

Indícios Não Verbais - são indícios que remetem para diversos elementos e sinais, como por exemplo a forma como se comunica gestualmente e a forma como se veste, calça e penteia.

Indícios Comportamentais - é o conjunto de comportamentos que se observa em cada indivíduo, tendo em conta que a interpretação destes comportamentos pode ter influências culturais do indivíduo. 

Categoria - é uma classe de objetos, eventos, pessoas ou experiências criadas com base em características compartilhadas pelos diversos elementos do conjunto.

Expectativas - é o modo de caracterizar as pessoas através dos indícios e das informações, prevendo os seus comportamentos e atitudes.

Atitude - é uma avaliação que predispõe para responder de forma favorável ou desfavorável a um objeto, pessoa, grupo ou conceito. 

Componente Afetiva - é uma componente que se refere a emoções e sentimentos, bem como às respostas fisiológicas que acompanham uma atitude.

Componente Cognitiva - é uma componente que reporta aos pensamentos, crenças e valores, nem sempre conscientes através dos quais a atitude é expressa.

Componente Comportamental - é um componente alude ao processo mental e físico que prepara o indivíduo para agir de uma determinada maneira.

Dissonância Cognitiva é um sentimento desagradável que pode ocorrer quando o indivíduo humano suporta duas atitudes que se opõem, quando estão presentes duas cognições que não se adequam.

8º Tema - Eu com os Outros - Influência Social

Influência Social - é tudo o que gera mudanças das perceções, juízos, atitudes ou comportamentos de um indivíduo a partir do seu conhecimento das perceções, juízos e atitudes dos outros, isto é, em função do poder da pressão social.

Normalização - é a referência ao processo no decurso do qual os vários pontos de vista adotados pelos diferentes indivíduos de um grupo convergem em negociação, não sendo enfatizada nenhuma norma individual.

Norma - é um padrão de conduta esperado, que influencia o desempenho dos atores sociais, indicando qual o comportamento que deve ser adotado para uma dada situação.

Conformismo - é um fenómeno de influência social que se caracteriza pelo facto de ocorrer o ajustamento das próprias crenças, julgamentos ou ações às crenças de outras pessoas ou de um grupo.

Obediência - é a tendência para modificar o comportamento no sentido de responder pela submissão a uma ordem que provém de um poder legítimo.

Inconformismo - é a adoção de conceções, atitudes e comportamentos que não respondem às expectativas do grupo.

Inovação - é a criação de um conflito por parte da minoria, em relação à maioria, em torno de uma norma aceite. 

Nº24 12A
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora