"Psiconário"

1º Tema - Antes de Mim - Genética

Genética - é o elemento da Biologia responsável por estudar a transmissão e a expressão dos genes no organismo.

Agentes Responsáveis pela Transmissão Hereditária - são os cromossomas, o ADN e os genes.

Cromossomas - são finos e longos filamentos enrolados constituídos quimicamente por ácido desoxirribonucleico (ADN) e proteínas.

Cromossomas Sexuais - a espécie humana é constituída por 23 pares de cromossomas: 22 pares são comuns aos dois sexos. Na mulher o 23º par é constituído por dois cromossomas X, no homem o 23º par é formado por um cromossoma X e outro, mais curto, o cromossoma Y.

Mitose - a célula (ovo ou zigoto) vai divide-se em duas, que, por sua vez, se subdividirão até gerar o organismo. Este processo de divisão celular está na base da produção de novas células, que têm por função substituir as células que morrem. É, portanto, um processo que está subjacente ao crescimento e desenvolvimento do indivíduo ao longo da sua vida.

ADN - é uma abreviatura de ácido desoxirribonucleico, uma macromolécula em forma de dupla hélice composta por um açúcar ligado a um grupo fosfato e a uma base azotada. Existe, essencialmente, no núcleo da célula e contém toda a informação necessária ao desenvolvimento e existência de um organismo.

Estrutura do ADN - é universal em todo o mundo vivo e a mesma em cada uma das espécies, é o número e a sequência dos nucleótidos que definem as características de cada ser vivo.

Código Genético - é um conjunto completo de relações entre codões e aminoácidos. O código genético é, muitas vezes, sintetizado numa tabela.

Gene - é um segmento de um cromossoma a que corresponde um código distinto e uma informação, de forma a produzir uma determinada proteína ou controlar uma característica, por exemplo, a cor dos olhos ou a cor dos cabelos. 

Genes Dominantes - são os responsáveis por transmitir as características hereditárias, independentemente do modo de formação do alelo, logo é possível concluir que o gene dominante irá manifestar sempre as suas características.

Genes Recessivos - os genes recessivos só se manifestam na presença de outro igual a eles, logo concluímos que os genes recessivos são dependentes.

Genoma - é toda a informação hereditária de um organismo que está codificada no seu ADN.

Meiose - é um processo de divisão celular no qual 1 célula diploide dá origem a 4 células haploides. A meiose divide-se em 4 fases, sendo elas a profase, a metafase, a anafase e a telofase.

Variabilidade Genética - é o conjunto de variações genéticas que podem existir entre os membros de uma população.

Hereditariedade Especifica - é o conjunto dos genes que caracterizam uma determinada espécie, por exemplo a espécie humana.

Hereditariedade Individual - é o património genético que encerra as particularidades de cada individuo (como a cor do cabelo ou dos olhos) ou as predisposições para determinadas características.

Genótipo - é o conjunto total de genes de um organismo individual, que corresponde, no ser humano, a cerca de 20 - 25 000 genes. Está inscrito nos cromossomas e pode ou não se exprimir, de acordo com as leis da hereditariedade e as particularidades do meio.

Fenótipo - é a parte visível do genótipo e corresponde à aparência do individuo, isto é, ao conjunto de caracteres observáveis tais como aspetos morfológicos ou bioquímicos, e à presença ou ausência de uma doença ou condição particular.

Programa Genético Fechado - é um programa não suscetível a adaptações, visto que tem comportamentos predefinidos.

Programa Genético Aberto - é um programa suscetível de se adaptar às influências do meio ambiente.

Inacabamento Biológico - é o facto, de ao nascer, não apresentar as suas competências 100% desenvolvidas. A prematuridade tem as suas consequências positivas, visto que possibilita ao individuo prematuro uma maior capacidade de aprender e de se desenvolver.

Neotenia - é a disposição característica do desenvolvimento de determinadas espécies que tendem a conservar dos adultos traços infantis ou juvenis (anatómicos e funcionais). Aplicado ao ser humano a noção esta estritamente ligada ao prolongamento da infância, decorrente do inacabamento biológico (ontogenético e filogenético).

Ontogénese - é um processo que tem início na fecundação e que se prolonga ao longo de toda a vida do ser humano. Atualmente, sabe-se que o desenvolvimento ontogénico resulta de interações entre genes herdados e estímulos do ambiente. 

Filogénese - é a evolução de uma espécie e dos mecanismos de adaptação implícitos à sobrevivência e reprodução. No caso da espécie humana, a filogénese mostra como um conjunto de mudanças nos permitem obter vantagens únicas ligadas ao desenvolvimento do cérebro (encefalização).

2º Tema - A Psicologia Aplicada - A Psicologia Aplicada

Psicologia do Desenvolvimento - é a área da psicologia que se dedica ao estudo do desenvolvimento do ser humano em todo o seu ciclo de vida.

Psicologia Social - é a área da psicologia que aborda o comportamento interpessoal e a importância dos fatores sociais para o comportamento.

Psicologia Experimental - é a área da psicologia que se foca no estudo de aspetos centrais e tradicionais.

Psicologia da Personalidade - é a área da psicologia que se interessa em descrever e explicar a coerência do comportamento de um determinado indivíduo.

Psicométrica - é a área da psicologia que aprofunda a avaliação do comportamento e das competências, sobretudo através do desenvolvimento de testes psicológicos.

Biopsicologia - é a psicologia que estuda a influência dos fatores genéticos no comportamento e o papel do cérebro, quer o sistema nervoso que o sistema endócrino.

Intervenção - é a ação de um terapeuta para lidar com as questões e/ou problemas de um cliente ou conjunto de indivíduo. A seleção do formato a seguir dependerá de vários fatores, entre eles a natureza das questões e/ou dos problemas, a orientação do terapeuta e o contexto. 

3º Tema - Antes de Mim - Cérebro

Cérebro - é o principal órgão do sistema nervoso e o centro de controlo de todo o organismo, quer das ações voluntárias quer da maioria das ações involuntárias.

Cerebelo - é o responsável pela aprendizagem motora, coordenação e precisão das funções motoras.

Neurónio - é a unidade estrutural e funcional básica do sistema nervoso. É a célula especializada na receção, condução e transmissão do impulso nervoso. É composto pelo corpo celular, pelas dendrites e pelo axónio.

Células Gliais - são as responsáveis por isolar, proteger e facultar nutrientes como o oxigénio e a glicose, aos neurónios.

Corpo Celular - é o centro metabólico que contém as estruturas necessárias para que o neurónio subsista, incluindo o núcleo celular que carrega a informação genética.

Dendrites - são estruturas ramificadas que funcionam como antenas que recebem os sinais de neurónios vizinhos e enviam a informação para o corpo celular, podendo estar cobertas por uma bainha de mielina interrompida por vários nódulos de Ranvier.

Axónio - é o prolongamento que conduz os impulsos do corpo celular para outros neurónios, músculos e glândulas através dos terminais.

Impulso Nervoso - é uma corrente elétrica que percorre o axónio, com o objetivo de transmitir uma informação.

Bainha de Mielina - é uma camada adiposa que envolve os axónios, a sua principal função é a de isolar eletricamente o axónio do ambiente.

Sinapse - é a região de contacto que intervém na passagem de informação nervosa entre a extremidade de um neurónio e a superfície de outra célula (neurónio ou célula muscular / glandular).

Sistema Nervoso - é uma rede de comunicação complexa com um funcionamento integrado.

Sistema Nervoso Central - é um núcleo de processamento responsável pelas ações, sensações, sentimentos e pensamentos. No cérebro e na espinal medula, as duas estruturas fundamentais do SNC, a comunicação é mediada pelos neurónios.

Sistema Nervoso Periférico - é no SNP que a comunicação é feita pelos nervos, ligando o SNC a todas as partes do corpo. Inclui funções aferentes (que permitem sentir o que acontece no interior e exterior do corpo) e funções eferentes (permitem responder a partir de músculos e glândulas).

Sistema Nervoso Autónomo - é o que garante a homeostasia (equilíbrio interno), controlando funções involuntárias como o batimento cardíaco, a pressão arterial, a respiração e a digestão.

Sistema Nervoso Somático - é o responsável por permitir que ocorram as interações entre o SNC e o meio exterior através de nervos sensoriais (que conduzem a informação ao SNC) e dos nervos motores (que conduzem a informação do SNC).

Sistema Nervoso Simpático - é o responsável por alertar o corpo para gastar mais energia em situações que são avaliadas como perigosas (de ataque-ou-fuga). Quando se sente medo, a respiração acelera, o coração bate mais rápido, a digestão para e os pulmões expandem.

Sistema Nervoso Parassimpático - é o responsável por acalmar o corpo, reduzindo o consumo de energia e retornando ao equilíbrio interno. Produz respostas opostas ao SN Simpático, mas interage com este para manter a homeostasia, isto é, o equilíbrio interno. 

Espinal Medula - é uma estrutura comprida, frágil e fusiforme, que começa no final do tronco cerebral e se estende quase até o fim da espinha. É constituída por feixes de axónios dos nervos formando vias que transportam as mensagens de entrada e de saída entre o cérebro e o resto do organismo.

Encéfalo - é uma porção do sistema nervoso central alojado na caixa craniana e que compreende os hemisférios cerebrais, o diencéfalo, o cerebelo e o tronco cerebral. 

Lobo Frontal - está situado na parte anterior do cérebro, e está envolvido no controle muscular, na personalidade, no humor, no comportamento social e na linguagem.

Lobo Temporal - está situado abaixo dos lobos frontal e parietal e é separado dos mesmos pelo sulco lateral. É o lobo responsável pela memória, pela linguagem e pela audição.

Lobo Parietal - está situado entre os lobos frontal e occipital, e separa-se dos mesmos a partir dos sulcos central e parieto-occipital, respetivamente. Está envolvido na linguagem, no cálculo, e na perceção de várias sensações, como o toque, a dor e a pressão.

Lobos Occipitais - está situado na parte posterior do cérebro e é separado dos lobos parietal e temporal pelo sulco parieto-occipital. O lobo está envolvido no processamento de estímulos visuais. 

Área Motora - é a responsável pelos movimentos dos músculos e é de enfatizar que as zonas que precisam de realizar movimentos mais precisos e mais variados são as que ocupam mais área no cortéx.

Áreas Pré-Frontais - são as responsáveis pelas funções intelectuais superiores, ou seja, pela memória, pelo pensamento reflexivo e pela imaginação. É nas áreas pré-frontais que se processam a resolução de problemas, a tomada de decisões e a capacidade de prever o efeito das nossas ações. 

Área de Broca - é uma lesão na região frontal inferior do hemisfério esquerdo e manifesta-se através do défice na capacidade de produzir linguagem. Um individuo com afasia de Broca apresenta, fala lenta, interrompida e pouco articulado, ou inexistente, mas preserva a compreensão normal da linguagem, bem como do significado do discurso.

Área de Wernicke - demonstra a existência de uma área responsável pela compreensão da linguagem situada no lobo temporal esquerdo. Indivíduos com lesão nesta área apresentam dificuldades na compreensão da linguagem escrita e falada, bem como discurso sem sentido. Contudo, mantém a estrutura superficial do discurso, o ritmo e a entoação.

Plasticidade - é a capacidade do cérebro de compensar perdas no tecido cerebral causadas por lesão ou doença.

Função Vicariante - é a plasticidade que ocorre como processo adaptativo de compreensão de funções perdidas ou de maximização de funções mantidas em caso de lesão cerebral.

Lateralização Hemisférica - é a forma como os processos cognitivos são mais dominantes num lado do cérebro do que no outro.

Seleção de Redes Neuronais - é a morte de neurónios e a supressão de sinapses.

Processos de Individuação - são os efeitos do meio intrauterino e as experiências ao longo da vida. 

Tema - Antes de Mim - Cultura

Cultura - é o modo de vida que resulta das interações sociais, no qual se incluem as atitudes, os valores, as normas, as crenças, os conhecimentos, os hábitos, e os objetos. É adquirida após o nascimento e transmite-se de geração em geração através da linguagem.

Diversidade Cultural - é a variedade de respostas a diferentes problemas que o meio coloca ou a problemas semelhantes. Daí surgem diferentes formas de vida e diversos padrões culturais. É o conjunto de atitudes e comportamentos estabelecidos, relativamente estáveis e que permitem identificar certos indivíduos como pertencentes a determinado meio sociocultural.

Relatividade Cultural - é a impossibilidade de o comportamento humano ser compreendido e avaliado fora do seu contexto cultural. O ser humano é uma realidade culturalmente condicionada nos seus gestos, atitudes, comportamentos, pensamentos e sentimentos. A relatividade cultural implica julgar uma cultura segundo os seus próprios padrões não segundo padrões de outra cultura.

Padrão Cultural - é a forma própria e tipificada de pensar, sentir e agir especifica de uma determinada cultura.

Criança Selvagem - é a designação atribuída a uma criança que cresceu e se desenvolveu fora da sociedade, da cultura, da civilização, por vezes sozinha, por vezes na companhia de animais, mas, em todo o caso, sempre longe dos modelos humanos e das relações sociais.

Aculturação - é o conjunto de mudanças culturais que se produzem nos modelos originais de uma determinada sociedade. A aculturação surge devido ao contacto contínuo com outros modelos de cultura.

Socialização - é o processo através do qual os indivíduos adquirem e transmitem os elementos socioculturais do seu meio.

Socialização Primária - é o processo que ocorre durante a infância e permite a aquisição de um conjunto de saberes básicos.

Grupos Primários - são a família, os educadores de infância, de adolescência, e os vizinhos.

Socialização Secundária - é o que acompanha toda a vida adulta e designa ajustes do individuo em função de alterações significativas.

Grupos Secundários - são casar, ter filhos, divorciar-se, e mudar de profissão ou emprego.

História Pessoal - é a demonstração do que nos individualiza, ou seja, é a partir do nascimento que o ser humano acumula diversas experiências vívidas com os outros, que marcam cada um de nós, tornando-nos únicos e distintos de todos os outros, pois essas experiências deixam-nos marcados, na maioria dos casos, para sempre.

Identidade Pessoal - é um conjunto de características do ser humano que permite que o mesmo se reconheça como um indivíduo diferente do outro. O desenvolvimento do ser humano inicia-se na infância, a partir do momento em que o indivíduo está ciente da sua própria existência, continua na adolescência e consolida-se na idade adulta, quando o indivíduo está ciente do seu lugar na sociedade. De um modo geral, a identidade pessoal molda a personalidade do indivíduo.

Auto-Organização - é a capacidade que o indivíduo tem de se autorregular, ou seja, escolher os objetivos a que se propõem e as normas de comportamentos que o vão permitir atuar, de forma a atingir esse objetivo.

Individuação - é o processo que conduz o indivíduo à construção da sua identidade e à procura de particularidades e singularidades.

Adaptação - é um processo do ser humano que se desenvolve ao longo do tempo, devido às interações do mesmo com o meio, ou seja, não é apenas o ambiente que desafia e age sobre o ser humano, como também este desafia e age sobre o ambiente, transformando-o.

Cultura Individualista - é a cultura que valoriza a independência e a confiança. A mesma defende o "eu", ou seja, as conquistas, as realizações, os direitos, a liberdade e a autoestima. A cultura individualista atribui o sucesso ao esforço pessoal e o fracasso a fatores externos.

Cultura Coletivista - é a cultura que valoriza a interdependência e a modéstia. A mesma defende o "nós", ou seja, os objetivos comuns, a solidariedade, e as responsabilidades familiares e sociais. A cultura coletivista atribui o sucesso ao dever cumprido em relação aos outros e o fracasso à fragilidade das pessoas. 

Nº24 12A
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora