Reflexão

Com o início do semestre a acontecer no dia 17/09, e a primeira aula de Psicologia no dia 20/09, estaria prestes a começar uma nova aventura, com novos desafios e conquistas.

No dia 20/09 tive o primeiro contacto curricular com a disciplina de Psicologia, tendo sido esta a disciplina que mais me cativou no momento em que realizei a escolha das disciplinas que iria ter no 12º ano.

No dia 23/09 a docente, Sónia Abreu, propôs que preparássemos e realizássemos, discentes do 12ºA, a primeira apresentação no âmbito da disciplina de Psicologia B. A apresentação em questão ("Associo a Psicologia a...") consistia na relação de objetos, filmes, séries e obras de arte, ...com a Psicologia.

Mais tarde, no dia 27/09 iniciaram-se as apresentações, mas, visto que a turma do 12ºA é composta por imensos discentes (28), as apresentações prolongaram-se até ao dia 30/09, sendo esta apresentação a principal impulsionadora de todo o meu interesse pela Psicologia. A 1ª apresentação foi um verdadeiro impulsionador para o restante semestre, pois foi este o momento em que me deparei com uma turma completamente diferente, do que estava realmente habituado, com personalidades e estilos diferentes, inclusive a docente, visto que estava à espera de ser aluno da docente Manuela Arriaga, docente que orientou a turma do 11ºA, no ano letivo anterior (2020/2021).

Momentos após o término das apresentações a docente, Sónia Abreu, expôs diversos conceitos relacionados com a genética e foi no dia 11/10 que solicitou, aos discentes do 12ºA, a realização de Padlet's relacionados com os "Níveis e áreas de trabalho da Psicologia". Em simultâneo com as minhas colegas Bruna Ribeiro, Julmira Mendes e Juliana Couto realizei uma pesquisa superficial ao tema "Psicologia Educacional". Este foi um trabalho de pesquisa que aconteceu em momento curricular e extracurricular, e que mais tarde expusemos aos restantes discentes da turma A do 12º ano.

No dia 14/10 a docente da disciplina propôs à turma a observação de alguns documentos, relacionados com a "Epigenética e o debate inato vs adquirido" que posteriormente se encontrava dividido em 6 temas, mais específicos. Em conjunto com a Juliana Couto e com o Tomás Horta observei o documento da RTP1, relacionado com a "Monogamia", posteriormente, retiramos as informações mais importantes, informação essa que expusemos oralmente aos restantes elementos da turma A do 12º ano no dia 18/10.

Aulas após as apresentações sobre a "monogamia" a docente, Sónia Abreu, expos à turma a matéria relacionada com o cérebro humano e foi no dia 04/11 em conjunto com as minhas colegas Bruna Ribeiro, Julmira Mendes e Juliana Couto que deveria ter apresentado o trabalho sobre os "Processos Biológicos", mais especificamente "Lobos Cerebrais, Áreas Corticais - Respetivas Funções". Mas a apresentação não ocorreu no dia 04/11 devido a problemas técnicos com os aparelhos tecnológicos da sala 39. De forma a ocupar aquele período em que não foi possível realizar a apresentação a docente propôs à turma a execução de uma questão aula, que consistia na realização das páginas 24 e 30 do manual escolar. Dias após a resolução dos problemas técnicos consegui realizar a apresentação, 08/11 em conjunto com os meus colegas e foi um sucesso, visto que conseguimos expor a matéria com enorme qualidade e agradamos em partes a docente e os colegas. Após as apresentações orais a docente iniciou a exposição da matéria relacionada com a cultura.

Ao longo do primeiro semestre realizei ainda dois (2) quiz's e ambos correram de forma medíocre, os resultados foram positivos, mas é possível melhorar, sem dúvidas. O primeiro quiz, "Introdução à Psicologia" realizei em conjunto com a Juliana Couto no dia 29/11 e o segundo, "Cultura" realizei de forma independente no dia 13/12.

A realização do portfólio é para mim, um dos pontos fundamentais na nossa aprendizagem a Psicologia, visto que é nele que coloco todos os documentos, atividades e debates que são realizados em aula, ou até mesmo fora dela. A organização do portfólio é algo que me esforço visto que para além do mesmo vir a ser avaliado pela docente, Sónia Abreu, é uma das ferramentas que mais dou uso para estudar. Associado ao portfólio, outro dos elementos que uso de guia para os meus estudos são os brainstorms, visto que os mesmos permitem manter os conceitos mais importantes de cada matéria organizados esquematicamente.

Em suma, pretendo referir que a observação de diversos documentos científicos, o visionamento de documentários, a realização de debates e a exposição de matéria com recurso a powerpoint's facilitou em vários pontos a aprendizagem da matéria e tornou os quatro (4) primeiros meses de aulas de Psicologia muito mais interessantes e dinâmicos. Aproveito ainda esta reflexão para agradecer todo o apoio que a docente prestou ao longo do semestre e enalteço a paciência e a frieza que a mesma tem em ensinar e para acreditar no potencial de todos os seus alunos, obrigado. 

Nº24 12A
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora