Observação e Análise de Documentos / Filmes
Atividade nº 1 - "Uma ou duas coisas... sobre gémeos"

1. Qual a importância dos estudos realizados com gémeos?
R: Os estudos realizados com gémeos são importantes, pois o número de hipóteses de estudo e de observação dos pares de gémeos é superior. O estudo dos gémeos para a biomédica representa uma enorme oportunidade para destrinçar a influência genética do ambiente. Estudar os gémeos nem sempre foi algo muito abordado, até ao aparecimento do caso dos irmãos Jim. O caso dos irmãos Jim é curioso e despertou nos cientistas um maior interesse, pois pode ser um caso a ser investigado pelas ciências, podendo resumir-se a nada mais que uma mera coincidência.
2. Que conclusões retiras dos casos apresentados?
R: Após a leitura e compreensão dos casos apresentados, percebo que o ambiente é sim, um fator de enorme importância para o estudo dos irmãos, sendo eles verdadeiros ou não. Com a abordagem a este documento científico fico a conhecer ainda o caso dos irmãos gémeos Declan e Finian Conrad que não tiveram acesso à mesma quantidade de nutrientes, no momento em que se encontravam no interior da sua progenitora e este facto curioso pode sim explicar o facto de hoje em dia apresentarem uma diferença de 4500g.
Atividade nº 2 - "Especialização e Integração Sistémica do Cérebro Humano"

1. Indique, justificando, a lesão presente e a zona do cérebro afetada.
R: O indivíduo apresentado no texto interpretado anteriormente é portador de uma lesão, lesão essa denominada de agnosia visual. A agnosia visual nada mais é que a incapacidade de um individuo em exprimir o que vê, ou seja, o individuo em análise observa algo completamente distinto do que na realidade tem à sua frente, logo é possível concluir que o mesmo sofre desta mesma patologia, referida anteriormente. Esta lesão dá-se no lobo occipital, lobo este responsável pela organização dos dados recolhidos pela área visual do ser humano, ou seja, os olhos.
2. Indique o lobo que eventualmente terá sido lesionado no cérebro de A. Justifique a sua resposta.
R: O lobo cerebral do individuo A que posteriormente se lesionou foi o frontal, de forma mais específica é possível identificar o lobo pré-frontal, visto que o lobo em questão é o responsável pela regulação e programação dos componentes básicos associados à motivação, ao juízo crítico e à resolução de problemas do ser humano.
3. Distinga Afasia de Broca de Afasia de Wernicke.
R: A Afasia de Broca é uma lesão, que ocorre no lobo frontal, na qual o indivíduo demonstra uma entendimento visual e auditivo dos conceitos que lhe são expostos, mas por outro lado apresenta imensas dificuldades na verbalização das palavras e na construção de frases complexas, tornando assim o seu discurso pouco fluído e lento. No caso, a Afasia de Wernicke é uma lesão, que ocorre no lobo temporal, na qual o indivíduo é afetado na fala, dando origem à formação de frases sem qualquer sentido, apesar de um discurso fluído, contrariamente à Afasia de Broca.
Atividade nº 3 - Visionamento do documentário - "Um Cérebro Brilhante"
1. Sintetize o problema que está na origem deste documentário.
R: O problema que está na origem do documentário, "Um cérebro brilhante", tem como principal objetivo colocar o público alvo a questionar-se sobre as diversas relações que existem entre o meio e a genialidade, tais como a existência de um gene da genialidade, as influências do meio para o desenvolvimento do cérebro e o quão inata e/ou adquirida é a genialidade.
2. O exemplo dos músicos mostra como muitas partes do cérebro podem estar simultaneamente envolvidas numa atividade mental. Justifique.
R: A atividade cerebral de qualquer ser humano, independentemente da atividade que pratique, ou mesmo que não pratique, é um processo extremamente complexo. No documentário em análise foi apresentado um jovem músico, Marc Yu, que ao realizar o que mais gosta, tocar piano, necessita que o seu cortéx cerebral esteja extremamente ativo, ou seja.
Nos momentos em que estava no piano Marc necessitava da ação dos 2 hemisférios e dos 8 lobos cerebrais.
Os lobos temporais são os principais responsáveis pela audição (som do piano e do público) e pela memória (pautas musicais), os lobos frontais são os responsáveis pelos pensamentos sejam estes concretos ou abstratos, os lobos parietais estão relacionados com o raciocínio (diferentes notas musicais) e com as sensações (quente e frio, dependendo da temperatura do estúdio), no caso os lobos occipitais estão relacionados com a visão (pauta musical). Por fim é de salientar que o cerebelo está encarregue pela coordenação motora (articulação dos dedos nas teclas do piano).
3. O neurologista Gotfried Schlaug, que também é um exímio organista, conduziu um estudo com dezenas de músicos profissionais. Apresente as descobertas deste cientistas acerca dos cérebros dos músicos.
R: O neurologista Gotfried Schlaug após a análise e o estudo de dezenas de músicos profissionais foi capaz de concluir que o tanto o cerebelo como o corpo caloso dos mesmos apresentam volumes superiores, quando comparados com os restantes elementos da sociedade que não praticam esta mesma atividade, a música.
4. A psicóloga Ellen Winner passou 15 anos a estudar crianças dotadas em diversas áreas. Exponha as teses por si defendidas sobre o desenvolvimento das crianças como Marc Yu.
R: Após 15 anos a estudar crianças dotadas, a psicóloga Ellen Winner comunicou diversas teses que defende sobre o desenvolvimento das crianças como Marc Yu. Em primeiro lugar, é de realçar, que a experiente psicóloga, Ellen Winner, afirma que as crianças, dotadas, já nascem mais capacitadas, mas defende que a educação pós-parto é extremamente importante, visto que a mesma tem um papel desenvolvedor.
Em segundo lugar, é de salientar, que Ellen defenda que as crianças sobredotadas se auto propõem a melhorar da forma o mais autónoma e independente possível (como o caso de Marc Yu nos momentos em que quer aprender a andar de bicicleta). A psicóloga acredita, ainda, que as crianças dotadas, ao realizarem exaustivamente as tarefas que pretendem, entram num ciclo virtuoso da aprendizagem.
Em suma, Winner termina o seu comunicado explicando que os jovens dotados estão mais estimulados e dispostos a treinar por diversas horas o seu talento, apesar de já serem fenomenais naquilo que fazem. O exemplo básico deste dote é Marc que é um exímio pianista aos 7 anos, mas nem mesmo por isso perde o "amor" pelo piano, bem pelo contrário.
5. No início de 1970, os cientistas selecionaram cerca de 100 bebés nascidos em bairros carenciados da Carolina do Norte (EUA) para participarem numa experiencia singular. Que conclusões foi possível retirar deste projeto?
R: Após a realização deste projeto em 1970, foi possível aos cientistas concluir que as alterações precoces têm influência durante todo o período vital do ser humano. Os estudos foram realizados a 100 bebés, os quais foram analisados aos 3, 6, 9, 12 e 15 meses, e apenas aos 15 meses foi possível observar alterações ao nível do cortéx cerebral. Por fim, foi possível compreender que este projeto de longa duração que a estimulação precoce do cérebro é fundamental, pois esta ajuda o cérebro a desenvolver-se mais rapidamente, quando comparado com outros.
6. A infância de um génio não dura para sempre. Apresente os obstáculos que jovens como Marc Yu poderão ter de enfrentar.
R: A infância é um período longo, no qual qualquer ser humano, seja ele sobredotado ou não, é extremamente dependente. Após o término da infância, jovens sobredotados como Marc Yu, vão ter de começar a compor pautas musicais de sua autoria, ou seja, passar de um jovem prodígio a um adulto criativo, visto que na infância a sociedade observa estes jovens como algo diferente, comparativamente ao período adulto. Neste momento mais avançado da vida humana, a estimulação das zonas do cérebro responsáveis por este dote é extremamente importante, visto que um não estimular destas áreas pode levar a sociedade a "olhar" para estes adultos como meros músicos e/ou compositores, sem capacidade de atração do seu próprio público.
7. Que ensinamentos pode recolher a ciência de casos como o de Genie?
R: Após o caso de Genie a ciência pôde concluir que os fatores ambientais têm enorme influência no comportamento de diversos seres humanos. Outro dos ensinamentos que o caso da Genie apresentou aos cientistas foi a importância da cultura e da socialização para o desenvolvimento humano. Por fim, foi possível compreender que existem períodos essenciais ao longo do ciclo de vida do Homem, que são insubstituíveis, ou seja, quando estes períodos são afetados vai existir interferência em diversas áreas do cortéx cerebral.
8. Um cérebro em crescimento utiliza uma regra para ajustar as suas ligações. Em que consiste essa regra? Com que etapas do desenvolvimento parece estar relacionada?
R: As ligações do cérebro são ajustadas a partir de uma regra, regra esta relacionada com a função de suplência do cérebro, ou seja, o cérebro "corta" as ligações com os neurónios que não estão em uso, ou seja a função de suplência é necessária para que todas as áreas se mantenham ativas.
Atividade nº 4 - Leitura e Análise da entrevista ao neurocientista Michel Desmurget
Atividade nº 5 - Observação e análise do documentário - "Perceção da Profundidade"

1. A partir do estudo apresentado, mostre a importância do desenvolvimento precoce de capacidades como a perceção de profundidade.
R: O desenvolvimento precoce de capacidades como a perceção de profundidade é vantajoso para o ser humano, como demonstram os exemplos apresentados. Os bebés com 6 meses hesitam no momento em que vão para se movimentar para o vidro, o que demonstra que apresentam uma sensação de profundidade já desenvolvida. No caso dos bebés com apenas 2 meses de vida, os mesmos, apresentam um batimento cardíaco lento, o que demonstra que estão com atenção às diferentes superfícies.
Em suma, este estudo permite perceber que as crianças por mais novas que sejam apresentam uma perceção da profundidade desenvolvida.
Atividade nº 6 - Visionamento do documentário - "The Mind, Explained" - "How to Focus" - 13/01
O episódio "How the Focus" da série "The Mind, Explained" apresenta a relação existente entre a atenção e o foco do indivíduo humano, num meio extremamente influenciado pelas novas tecnologias. No decorrer do episódio são apresentados dois (2) estudos relacionados com a mente humana.
O primeiro estudo apresentado relata que o nosso foco não pode incidir em dois elementos em simultâneo. No início do episódio, nós, espetadores somos colocados à prova e solicitam que contemos o número de saltos das crianças num determinado período de tempo. Assim foi, foram onze (11) saltos, mas por mero acaso passou um gorila na tela, gorila esse que não foi possível visualizarmos, visto que o nosso foco estava no número de saltos que as crianças realizavam e não na presença de um animal selvagem na tela.
O segundo estudo apresentado relata uma investigação, realizada por cientistas, que permitiu concluir que o ser humano é capaz de manter o seu foco numa determinada atividade por noventa (90) minutos. Após este período é necessária uma pausa, com cerca de vinte (20) minutos, para que a mente humana se possa voltar a focar com toda a clareza naquilo que estava a fazer.
Atividade nº 7 - Audição e Memorização - "O leão" - 20/01
Original - um leão; de nome Sultão; fugiu da jaula; através de uma porta mal fechada; por um guarda negligente; a multidão de visitantes; numerosa nesse domingo; foge em direção aos prédios vizinhos; uma mulher; vestida de azul; que tinha ao seu colo uma criança; de 1 ano; deixa-a cair; o leão agarra-a; a mulher chora; vai atrás dele; suplica-lhe que lhe devolva a criança; o animal olha-a; longamente; fixamente; e por fim larga a criança; sem lhe ter feito qualquer mal.
Memorização - Um leão chamado Sultão fugiu da jaula porque um guarda prisional negligente deixou a porta mal fechada. Levou uma criança com 1 ano que a mãe tinha deixado cair, sem a magoar.
Atividade nº 8 - Compreensão - "O boneco" - 24/01


Atividade nº 9 - Observação e Memorização - "Acidente de Viação" - 27/01

Atividade nº 10 - Visionamento do documentário - "Quão fiável é a vossa mente?" - 27/01
A psicóloga americana, Elisabeth Loftus, estuda a memória, nomeadamente, as falsas memórias. Ao longo do documentário a psicóloga partilha diversas estatísticas, relacionadas com casos surpreendentes. Loftus, afirma que cada caso é um caso, mas as questões de ética que todos eles levantam, é uma característica comum em todos eles.
Questionário:
1. Explicite a importância da investigação de Elisabeth Loftus.
A investigação de Elizabeth Loftus aborda os diversos efeitos da memória no indivíduo humano, e possibilita a compreensão dos processos que a envolvem. Ao longo do vídeo é possível compreender os efeitos da "contaminação" da memória, através das falsas memórias e a forma como as mesmas podem influenciar, de forma negativa o indivíduo humano. Após a compreensão de diversos estudos foi possível perceber que a imaginação, a interpretação dos sonhos, a hipnose e até o contacto com falsas informações influenciam o comportamento do indivíduo humano.
2. Elizabeth Loftus apresenta situações e sugestões que podem levantar questões éticas relativamente à investigação e intervenção psicológica. Concorda? Justifique.
Ao longo do documentário o ser humano é condicionado por falsos juízos e/ou memórias erradas, o que leva o mesmo a condicionar a sua própria perceção em relação a determinadas situações. Algumas destas situações levantam questões éticas, mas tal como a psicóloga defende, a memória deve ser estudada, de forma a tornar possível responder a situações traumáticas.
3. Desejaria que lhe fossem "plantadas" memórias positivas?
Não, visto que todas as memórias que tenho do meu passado, sejam elas boas ou más, são minhas e são momentos que eu posso provar e afirmar que vivi.

